O Projeto Educativo da Fundação Edmilson prioriza a aquisição de valores humanos fundamentais e da construção da cidadania, enfatizando a importância do diálogo, do respeito ao próximo, da tolerância, da resolução pacífica de conflitos e da construção e fortalecimento da paz em todos os espaços de convivência da criança e do adolescente no lar, na escola e na sociedade.

A Fundação Edmilson promove várias condições para o desenvolvimento intelectual e social de crianças e adolescentes, contribuindo para a construção do seu futuro, por intermédio da educação e profissionalização, fazendo com que se tornem cidadãos conscientes e multiplicadores de ações de inclusão social.

Tendo como meta o desenvolvimento integral das potencialidades dos participantes, a Fundação Edmilson realiza suas atividades de maneira a proporcionar as condições necessárias para promover o desenvolvimento bio-psicosocial das crianças e adolescentes atendidas.